Clipart

Como economizar energia com ar-condicionado?

Há algumas dicas que podem ajudar a racionar o consumo do ar. Veja abaixo:

- Feche bem portas e janelas, garantindo que o ambiente a ser resfriado está totalmente isolado.

- Verifique a vedação de portas e janelas, para ter certeza de que não está tendo troca de ar com outro ambiente.

- Desligue no local aparelhos elétricos e eletrônicos da tomada, quando não estiver utilizando (pois eles produzem calor).

- Ligue o aparelho apenas 30 minutos antes de usar o recinto. Se não estiver muito calor, programe-o para desligar sozinho durante a noite, através da função “Timer”.

- Ajuste o termostato em uma temperatura em torno de 22 ou 23ºC.

- Troque as lâmpadas incandescentes do ambiente (pois elas esquentam e consomem mais energia), substituindo-as por lâmpadas fluorescentes.

- Tire tapetes, carpetes e ursos de pelúcia do local, pois isso retarda o tempo para resfriar.

- Invista em pisos frios e azulejos, pois esses itens aceleram o processo de resfriamento do ambiente.

- Não bloqueie a saída de ar do aparelho (obstruindo com cortinas, móveis ou divisórias), pois isso exigirá mais do condicionador e a temperatura desejada levará mais tempo para ser atingida, consumindo mais energia.

- Proteja a parte interna do ambiente do sol (com persianas, cortinas, insulfilm etc), pois sua incidência trará mais calor ao local, sendo mais difícil refrigerá-lo (e, consequentemente, consumindo mais energia elétrica pra isso).

- Proteja também a parte externa do aparelho da incidência do sol, sem bloquear as grades de ventilação.

- Não instale o aparelho em alturas baixas, pois o ar frio é pesado e tem dificuldade para subir devido às condições físicas, o que faz com que o local demore muito mais tempo para resfriar. Procure instalar da altura da janela para cima, nunca abaixo.

- Faça uma manutenção periódica no aparelho, pois se ele estiver com mau funcionamento, levará mais tempo para refrigerar e irá consumir mais energia.