Clipart

Quais são as funções de um ar-condicionado?

• Arrefecimento (no verão)

• Desumidificação (no verão)

• Aquecimento (no inverno)

• Umidificação (no inverno)

• Ventilação (no verão e no inverno)

• Filtragem – (no verão e no inverno)

• Circulação – (no verão e no inverno)

Entenda melhor cada uma delas:

Arrefecimento e desumidificação: Essas funções realizam-se simultaneamente nesses aparelhos, com o intuito de diminuir a umidade relativa do ar, que causa desconforto e dificuldade de respiração. Assim, a umidade contida no ar que circula dentro do ambiente entra em contato com a serpentina da bateria de arrefecimento (em baixa temperatura) e é eliminada por condensação. São muito usadas em locais quentes e úmidos, especialmente no verão, para promover uma melhor qualidade do ar em um ambiente fechado.

Aquecimento: Calefação ou aquecimento são funções muito utilizadas no inverno ou em dias frios, e ocorrem na bateria de aquecimento, por meio de permutadores de calor a gás, de resistências elétricas ou de serpentinas de água quente ou vapor. Em muitos aparelhos de ar condicionado, as funções de refrigeração e aquecimento podem ser realizadas utilizando-se a mesma bateria. Dessa forma, o sistema pode aquecer o ar (fazendo circular água quente pela serpentina) ou resfriar o ar (fazendo circular água fria pela serpentina).

Umidificação: A baixa umidade relativa do ar ocorre normalmente no inverno, causando a secagem das mucosas respiratórias e causando desconforto, especialmente em ambientes fechados e aquecidos. Assim, os umidificadores atuam devolvendo essa umidade, através de um sistema que evaporam a água contida num tabuleiro por meio de uma resistência elétrica blindada, a qual é controlada por um umidostato de ambiente e de condutas. Em grandes espaços, podem ser usados umidificadores que pulverizam água em pequenas gotículas no ar, acelerando o processo.

Ventilação: A função de ventilação serve para refrescar um ambiente, sem que, no entanto, ele seja refrigerado. Ele promove uma circulação de ar, de preferência renovando o ar do ambiente e puxando o ar exterior. O ar novo e o ar recirculado penetram numa câmara de mistura, onde são misturados, sendo posteriormente tratados e introduzidos no local a ventilar. Alguns sistemas de ar condicionado não reaproveitam e recirculam o ar extraído, usando apenas o ar novo.

Filtragem do ar: Essa função é feita pelos filtros existentes nas unidades de tratamento de ar. Consiste em tratar o ar, através do uso de filtros adequados, com o fim de lhes retirar as poeiras, impurezas e outras partículas em suspensão. Esses filtros utilizados servem como uma barreira, que impede que a poeira e outras partículas sejam espalhadas no ambiente. Normalmente, os aparelhos de ar condicionado comuns usam filtros de poliuretano, de lã, de microfibras sintéticas ou de malha de aço ou alumínio.

Circulação: Essa função é realizada pelo ventilador, que promove a circulação de ar em um ambiente fechado, o que é benéfico para a saúde. A maioria das vezes, são usados ventiladores centrífugos, que causam um nível baixo de ruídos e vibração.