Clipart

Como escolher um ar-condicionado mais econômico?

O consumo de energia elétrica do ar-condicionado é um fator que preocupa bastante os consumidores. Isso porque esses aparelhos costumam ser um dos principais vilões da conta de luz, já que o consumo de energia para o seu funcionamento é alto.

No entanto, é possível economizar energia já na hora de comprar o produto. Procure adquirir um que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. Ele é um selo que foi desenvolvido pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica e tem como principal objetivo motivar o consumidor e os fabricantes a reduzirem o consumo de energia elétrica de forma eficaz. Ele é concebido anualmente a um determinado produto, de acordo com o ENCE (Etiqueta Nacional de Conservação de Energia). Normalmente, produtos classificados pelo ENCE na categoria A (menor gasto) são contemplados com o Selo Procel.

Além disso, dê preferência ao modelo Split, que é mais econômico. Funções como o Timer podem ajudar, já que é possível programar o aparelho para desligar sozinho. Regular o termostato também é fundamental, pois quando se chega à temperatura ideal o compressor desliga, racionando energia. O ideal é posicionar o termostato a 22°C, pois essa temperatura é mantida com mais facilidade do que temperaturas mais baixas, sem precisar que o compressor desligue e ligue inúmeras vezes. O compressor rotativo também favorece a redução do consumo. Isto ocorre, pois sua mecânica de funcionamento garante menor atrito entre as peças, o que diminui o esforço para cumprir sua função.

Veja abaixo como calcular o consumo do ar condicionado:

Potência do equipamento (w) X Número de horas utilizadas (h) X Número de dias de uso no mês
____________________________________________________
                                                    Dividido por 1000

Depois de saber essa informação (resultado da conta acima), basta ver a tarifa do kWh na sua região e multiplicar esse valor pelo número de kWh consumido pelo ar condicionado. Assim você saberá quanto, em reais, foi consumido aquele período pelo aparelho.

Se quiser saber o consumo médio de cada eletrodoméstico, verifique a lista completa no site do Inmetro. http://www.inmetro.gov.br/consumidor/tabelas.asp